Inaugurada no Hospital Israelita Albert Einstein, a Clínica de Enurese e Distúrbios Miccionais na Infância possibilita um diagnostico preciso e seguro de avaliação multidisciplinar desse sintoma que tem uma alta incidência na população infantil.
A Enurese

Definição


A palavra Enurese é de origem grega "enourein" que significa fazer urina ou urinar. É definida como a perda involuntária de urina na idade em que a criança já deveria ter obtido o controle.Na maioria dos casos ocorre durante o sono, à noite sendo denominada "Enurese Noturna". Raramente está associada ao sintoma diurno, e quando isto ocorre necessita de uma investigação mais profunda para afastar outras alterações do sistema urinário.

Ao redor dos 2 a 3 anos de idade durante o dia, a criança consegue sentir a bexiga cheia e pede para urinar ficando livre do uso da fralda. Após os 5 anos de idade, à noite, durante o sono, não deve mais molhar a cama. Se isto acorrer apresenta o sintoma de "Enurese Noturna".



Leia Também

Incidência Diagnóstico Repercussões Tratamento



A Enurese Noturna primária ocorre em 15% das crianças com 5 anos de idade. Considerando-se os cálculos mundias, estima-se que no Brasil existam aproximadamente 3 milhões de enuréticos. Talvez seu filho faça parte desse grupo. A continuidade da Enurese após essa idade interfere de modo importante no estado emocional da criança. O fato de ser obrigado a recusar convites para dormir na casa de amigos, deixar de participar de acampamentos da escola e as interferências negativas nas relações familiares comprometem a sua auto-estima. Sabe-se que atualmente existem meios terapêuticos bastante eficazes para a cura da Enurese.

Site desenvolvido pela Publionline Brasil - Criação de Sites